Maersk encomendou dez navios de 18 mil teu, uma aposta "Triplo-E"
A Maersk Line acaba de anunciar ter assinado um contrato com os estaleiros coreanos Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. (DSME) para construir 10 porta-contentores de 18 mil teu, com opção para mais 20. Programados para serem entregues entre 2013 e 2015, estes navios mudarão inteiramente a indústria do transporte, pelo seu tamanho e eficiência, refere o grupo dinamarquês.
A Maersk designou a estratégia “Triplo-E” – de Economia de escala, eficiência energética e ecomelhoria (tradução livre).
Estes navios, refere a transportadora, ultrapassarão os registos atuais da indústria para a eficácia do combustível e emissões de CO2, mesmo os dos já muito avançados navios da classe do Emma Mærsk. Os números são esmagadores: 400 metros de comprimento, 59 de boca e 73 de altura, fazem dos "Triplo-E" os maiores navios construídos à data. A capacidade de 18.000 teu é 16 por cento maior (2.500 contentores) que os da classe Emma Mærsk.
O "Triplo-E" emitirá menos 20 por cento de CO2 comparado com o Emma Mærsk e 50 por cento menos do que a média de indústria na rota de comércio entre a Ásia e a Europa. Além disso, consumirá aproximadamente 35 por cento menos combustível por contentor em relação aos navios que estão a ser entregues a outras linhas de transporte, também na rota entre a Ásia e a Europa.
"Um dos maiores desafios que enfrentamos no mundo é o de ir ao encontro das necessidades de crescimento de uma população crescente e do impacto no nosso planeta. O comércio internacional continuará a jogar um papel chave no desenvolvimento da economia global: mas, para a saúde do planeta, devemos continuar a reduzir nossas emissões de CO2. É não somente uma prioridade máxima para nós, mas igualmente para nossos clientes, que dependem de nós na sua cadeia de abastecimento, e igualmente para um número crescente de consumidores que se preocupam com as questões ambientais" diz Eivind Kolding, CEO da Maersk Line.

Cargo news 927

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