Leixões passou a dispor de um novo Terminal Multiusos
O porto de Leixões passou a dispor de um novo Terminal Multiusos, um investimento de 19,5 milhões de euros que constitui a maior obra de construção de novos cais acostáveis no porto de Leixões desde a década de 80.
Esta nova estrutura vai dotar Leixões de novas competências e condições melhoradas de movimentação do tráfego de mercadorias Ro-Ro, ficando dedicado aos serviços de Transporte Marítimo de Curta Distância e às Auto-Estradas do Mar.
Com este investimento a Administração dos Portos do Douro e Leixões(APDL) pretende dar resposta ao forte impulso que a Comissão Europeia pretende dar às Auto-Estradas do Mar no espaço comunitário e ao elevado potencial de desenvolvimento deste tipo de tráfego no futuro, que se prevê poder vir a transferir para o mar uma larga fatia do transporte de mercadorias entre países da União Europeia que actualmente se faz por via rodoviária.
A construção deste novo Terminal Multiusos realizou-se através de duas obras principais. A primeira obra compreendeu a construção de um cais de avanço do Molhe Sul, de uma rampa Ro-Ro com 26 m de largura, de um novo novo cais perpendicular ao molhe sul e de uma rampa de varadouro. A segunda obra consistiu na ampliação, em cerca de cinco hectares, do terrapleno do Terminal Multiusos, que funcionará como área de apoio.
A cerimónia de inauguração do novo terminal constituiu o momento mais formal do programa de comemorações do Dia do Porto de Leixões, celebrado hoje. Milhares de pessoas aproveitaram as portas abertas para conhecer o Porto por dentro, através das visitas guiadas e das várias atividades gratuitas de animação para miúdos e graúdos organizadas pela APDL.

Cargo news 820

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA