Marinha mercante portuguesa está bem cotada
A marinha mercante portuguesa está na Lista Branca do Grupo de Avaliação Técnica do Memorando de Paris, organização internacional de segurança marítima, por respeitar os procedimentos da boa navegação.
"A marinha mercante portuguesa, na sua totalidade, está bem graças ao Registo Internacional de Navios da Madeira - Mar que tem o maior número de navios registados, cerca de 150, e, por isso, estamos na Lista Branca, mais ou menos numa posição média, numa lista com cerca de 40 bandeiras", disse à agência Lusa o comandante Hélder Almeida, chefe do Departamento de Inspeção de Navios Estrangeiros do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos ((IPTM).
"Isto é importante para a indústria marítima nomeadamente para quem freta, aluga navios e serve-se deles para saber que quando vai fretar um navio de uma determinada companhia qual é a performance da embarcação", explicou.
O comandante Hélder Almeida adiantou à Lusa que, "a 01 de janeiro de 2011, entrará em vigor um novo regime, levando a que os navios que pertençam a companhias com melhor desempenho sejam menos inspecionados - entre o segundo e o terceiro ano - do que os piores, que serão inspecionados de seis em seis meses".
"Atualmente bons e maus são inspecionados de seis em seis meses", concluiu.
Cargo News 682

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA