Porto de Luanda livre de congestionamento de navios
De Abril a Agosto do corrente ano, o porto de Luanda registou uma redução de 80 para sete navios em espera ao largo, ultrapassando a situação de congestionamento que constituiu uma das maiores preocupações e desafios da empresa em 2009.
A informação foi prestada por Sílvio Vinhas, presidente do porto. Segundo este responsável, vários factores contribuíram para o descongestionamento: a aprovação do regulamento de tarifas portuárias, a criação de mais três cais, a utilização de 13 barcaças e a entrada em funcionamento de mais um terminal de segunda linha.
O desvio de alguns navios como alternativa operativa para o porto do Lobito e a melhoria dos níveis de produtividade dos terminais portuários foram outras acções que possibilitaram a fluidez do tráfego de contentores e mercadorias no porto de Luanda, em simultâneo com as obras de pavimentação do terminal de carga geral, o qual resultou na entrega, numa primeira fase, de um cais de 292 metros completamente recuperado. No terminal polivalente foi já concluída a reparação do pavimento de um cais de 132 metros.
Para um futuro próximo Sílvio Vinhas aponta a inauguração da janela única, a continuidade dos trabalhos de reabilitação da rede eléctrica do porto e a conclusão da reabilitação das linhas férreas no interior do recinto portuário, ainda no primeiro semestre de 2010.

Cargo news 648

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA