Linha do porto de Aveiro vai iniciar testes de carga
Os testes de carga ao ramal da ligação ferroviária ao porto de Aveiro vão iniciar-se dentro de dias, para que a circulação de comboios possa ocorrer ainda no próximo mês de Janeiro, revela o Jornal de Notícias citando fonte da Refer.
Trata-se de uma extensão aproximada de nove quilómetros em via única não electrificada (embora preparada para se poderem instalar os postes de catenária no futuro), permitindo a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 25 toneladas por eixo. À CARGO José Luís Cacho, presidente do porto de Aveiro, garantiu que a linha está preparada para “migrar” para a bitola europeia.
A ligação ferroviária ao porto de Aveiro – o único dos grandes portos que ainda não dispunha deste tipo de infra-estrutura – ascendeu a 72,7 milhões de euros, divididos em 56,2 milhões de euros para o ramal, 12,6 milhões de euros para a Plataforma Multimodal de Cacia (já em funcionamento) e 3,9 milhões de euros para os sistemas de sinalização e telecomunicações das duas infra-estruturas. Teve uma comparticipação de 50% do Fundo de Coesão e 50% do Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e da REFER.
Todos os cais portuários do terminal Norte serão servidos nesta fase. De futuro está prevista a ligação também ao terminal sul – o ramal, que passa a escassos 500 metros deste terminal, dispõe já das agulhas de mudança de direcção que, num futuro desenvolvimento, permitam levar as composições até à muralha.
Cargo News 646

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA