Comboio prestes a chegar ao porto de Aveiro
As obras de lançamento da ligação ferroviária entre o terminal multimodal de Cacia e o porto de Aveiro estão em fase de conclusão. A obra é da responsabilidade da Refer, que garantiu aos responsáveis do porto aveirense que tudo estará concluído ainda antes do fim deste mês.
Esta data coincide com o que estava programado, o que diz do empenho da gestora nacional de infra-estruturas ferroviárias e dos empreiteiros no terreno. Neste momento, e como a foto documenta, os comboios já circulam em grande parte do trajecto, transportando a brita, as travessas e os carris, 24 horas por dia. Para quem conhece, a frente de obra já está em plena Avenida dos Bacalhoeiros, via que acompanha até à entrada das instalações do porto (Terminal Norte), tendo já passado o viaduto sobre a ria, junto à denominada “ponte da Friopesca”.
Ambos os terminais do porto de Aveiro já têm, nos diferentes cais, os carris prontos a receber as composições, um trabalho que foi sendo executado à medida que iam sendo construídos. O comboio poderá, pois, passar a operar a partir de inícios de Janeiro do próximo ano, embora o terminal mais antigo, e também mais exíguo, o denominado “Sul”, nesta fase não seja contemplado com a ligação ao terminal de Cacia. No entanto, o trajecto que está prestes a ser inaugurado já integra as agulhas de mudança de direcção que, num futuro desenvolvimento, permitam levar as composições até à muralha também neste terminal.
Cargo News 638

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA