Porto de Aveiro quer chegar aos cinco milhões de toneladas
O porto de Aveiro aposta em movimentar cinco milhões de toneladas, num horizonte de cinco anos. Para isso conta com a conclusão do acesso ferroviário, prevista para este ano, e com as melhorias introduzidas pela Janela Única Portuária.
A Administração do Porto de Aveiro (APA) prevê passar dos 3,5 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, para os cinco milhões de toneladas/ano, num horizonte de cinco anos.
O objectivo sai reforçado com a conclusão da ligação do porto à rede ferroviária nacional, prevista para Dezembro próximo. No total, o investimento ascende a 85 milhões de euros, compreendendo aí os 12 milhões de euros que custou a plataforma de Cacia, já concluída e em operação.
A integração do porto de Aveiro na Janela Única Portuária (JUP) é outro importante contributo para o reforço da actividade doravante disponível.
A Janela Única Portuária, ou JUP, simplifica, desmaterializa e harmoniza muitos procedimentos burocráticos relativos aos navios e às cargas, reforçando por isso a integração de Aveiro no sistema portuário nacional e favorecendo a captação de navios e cargas.
A JUP já está acessível no site da APA, resultado de um trabalho que envolveu todos os membros da comunidade portuária, que para o efeito tiveram de investir em meios e em formação e adaptar procedimentos.

T&N 14-9-09

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA