PSA Sines (operador) e MacAndrews (armador) em A. E. do Mar
O porto de Sines lidera o processo de candidatura ao Programa Marco Polo II, no âmbito do Projecto SIMAR - Integrated sea/rail trans-port between Portugal and South France, cujo princi-pal objectivo é o de disponibilizar um serviço logístico porta-a-porta de cariz intermodal utilizando o porto de Sines e o Gran Port Maritime de Marseille, revela o site da APS.
A candidatura tem por objectivo a constituição de uma Auto-Estrada do Mar sustentada num serviço marítimo de curta distância, no transporte ferroviário de mercadorias aos portos, e no serviço rodoviário de distribuição local das mercadorias. Integra também como parceiros a PSA Sines, na qualidade de operador de terminal e a MacAndrews na qualidade de armador.
A PSA e as Administrações dos Portos de Sines e Marselha disponibilizarão infra-estruturas e serviços portuários, visando uma operação portuária eficiente, tendo por base o modelo previsto para as auto-estradas do mar. Estas duas autoridades portuárias serão também responsáveis pelo alinhamento e simplificação dos processos administrativos de despacho de navios e mercadorias nos dois pólos marítimos.
A candidatura ao Programa Marco Polo II resulta do trabalho que tem vindo a ser levado a cabo por um Grupo de Trabalho Marítimo Franco-Português, criado pelos governos Português e Francês, com o objectivo de analisar e desenvolver as Auto-estradas do Mar entre os dois países. Para além do projecto Sines–Marselha, referente à Fachada Atlântica/Mediterrânica, há também a salientar as ligações Rouen–Leixões e Brest–Leixões, correspondendo à Fachada Atlântica Norte, também incluídas na candidatura Portuguesa a este importante Programa Comunitário.
 
 
Cargo News 559

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