APL defende projeto para Terminal do Barreiro


A Presidente do Conselho de Administração (CA) da APL – Administração do Porto de Lisboa defendeu num debate sobre Atividade Portuária, realizado a 27 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, que “o projecto do Terminal de Contentores do Barreiro é viável do ponto de vista técnico, de intermodalidade e económico-financeiro”. Segundo Lídia Sequeira, o projeto da Plataforma Multimodal do Barreiro (PMB) “permite a implantação de um terminal com características técnicas adequadas para responder de forma faseada à evolução da procura prevista”, “beneficia da proximidade da rede ferroviária nacional e da rede rodoviária nacional”. “É uma zona, do ponto de vista da intermodalidade, extremamente bem servida” e “reúne as condições para se criar uma plataforma logístico-industrial competitiva” (associada aos cerca de 400ha do território da Baía do Tejo), “permitirá dinamizar a economia da Península de Setúbal, em particular desta Região do Barreiro, potenciando as indústrias exportadoras e captando novos investimentos, com a consequente criação de emprego”. A responsável afirmou ainda que “os estudos realizados apontam para a viabilidade de um modelo de concessão do tipo Build-Operate-Transfer (BOT)”. A Presidente do CA da APL referiu que PMB prevê a criação de 300 a 500 postos de trabalho diretos na fase de construção e 1150 postos diretos na fase de exploração. Estima-se um impacto no PIB na Grande Região de Lisboa entre sete a 12 mil milhões de euros.

De acordo com o Vogal do CA da APL Carlos Correia, "as conclusões do Estudo de Impacte Ambiental são muito favoráveis à prossecução deste projeto". O engenheiro do CA da APL, que apresentou, na sessão, a componente mais técnica do estudo prévio, adiantou que foi definido como navio tipo, um porta-contentores com capacidade 8000TEUs (TEU: medida de volume dos contentores equivalente a 20 pés), com um comprimento de 352 metros.

No lançamento do debate, a Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Sofia Martins, referiu que este é um "caminho demasiado importante para não ser abrangente", justificando a promoção desta e de um conjunto de sessões a realizar, entre as quais estão, já, agendadas: quinta-feira, 2 de fevereiro, pelas 17h30, no Auditório do Museu Industrial (iniciativa dirigida aos empresários do Parque da Baía do Tejo) e a 10 de fevereiro, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro (com instituições do Concelho).

"É nossa convicção profunda que a Região de Lisboa precisa de alargar a sua capacidade portuária", afirmou o Presidente da autarquia do Barreiro. Carlos Humberto de Carvalho, falou na “visão” de uma “região portuária metropolitana“, sublinhando que o Terminal, que considerou uma "importante alavanca para a produção nacional e desenvolvimento da economia", está projetado para ficar situado num território – Parque Empresarial da Baía do Tejo (BT) – “importantíssimo para o desenvolvimento da Região".

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA