Porto de Sines: Novo terminal de contentores e ferrovia poderão vir com investimento chinês

Segundo dados avançados pela RTP e também pelo Diário de Notícias, encontra-se em pleno desenvolvimento um memorando de entendimento que visa garantir o investimento chinês no Porto de Sines; de acordo com as palavras de José Maria Ricciardi, do grupo financeiro Haitong, o propósito é o de canalizar a aposta oriental para a zona logística do Porto de Sines - a construção de um novo terminal e o alargamento da linha ferroviária até Sines fazem parte dos potenciais novos passos a serem dados.

Como adianta o Diário de Notícias, a Haitong poderá encabeçar um consórcio candidato à construção de um novo terminal no Porto de Sines, passo que será um total fortalecimento das relações comerciais entre Portugal e a China. Terá, assim, de ser lançado um concurso internacional, mas, à partida, o desafio passará por atrair empresas chinesas de base industrial para a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines: tal ficará preto no branco, no memorando que deverá ser assinado neste fim-de-semana, no âmbito da visita do primeiro-ministro António Costa à China.

Como recorda o DN, o projecto da construção do novo terminal em Sines está totalmente dependente da procura, sendo a prospecção de novos interessados uma parte vital da materialização futura do projecto, lançado há cerca de 8 anos. O imediato papel da Haitong será o de atrair empresas e parceiros chineses para Sines e para a sua respectiva zona logística.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA