Accionistas da Hapag-Lloyd aprovam fusão com a UASC

Os accionistas da companhia alemã Hapag-Lloyd aprovaram, esta sexta-feira, a fusão com a United Arab Shipping Company (UASC), que criará o quinto maior operador mundial no transporte marítimo de contentores. A fusão está agora apenas pendente das autorizações dos reguladores da concorrência, estimada para o final do ano.

«A iminente fusão com a UASC é outro marco estratégico para a Hapag-Lloyd», admitiu o CEO da companhia alemã Rolf Habben Jansen na reunião anual com os accionistas. «Esta fusão vai dar-nos os navios de maiores dimensões que necessitamos para alcançar custos de transporte mais baixos por contentor. Com os investimentos já feitos pela UASC nos navios desta classe, a Hapag-Lloyd não necessitará de fazer mais nenhuns investimentos em navios de grande dimensão nos próximos anos», acrescentou Habben Jansen.

A Hapag-Lloyd espera que a fusão lhes traga poupanças na ordem dos 400 milhões de dólares. Um terço desse valor derivado das sinergias deverá ser alcançado já no próximo ano, sendo que o total da poupança será alcançado em 2019. Já o processo de fusão tem um custo estimado de 169 milhões de dólares, que se irá reflectir nos resultados financeiros de 2016 e 2017.

A UASC registou perdas operacionais de 298,7 milhões de dólares e perdas líquidas de 384,3 milhões em 2015. Na primeira metade do ano, continuou no vermelho com prejuízos operacionais de 132,2 milhões.

No armador novo, originado pela fusão (The New Hapag-Lloyd como se vem denominando), a UASC terá uma participação de 28%, face aos 72% da Hapag-Lloyd.

A 'Nova Hapag-Lloyd', a concretizar-se, terá uma capacidade de 1,6 milhões de TEU, 7% do mercado global, e receitas anuais de 13 mil milhões de dólares. Números que farão do operador o 5º maior à escala global e que darão ainda mais força à aliança The Alliance, na qual terá como parceiros a NYK Line, MOL, Hanjin Shipping, "K" Line e Yang Ming Line, numa aliança de vessel-sharing a entrar em operação no próximo mês de Abril.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA