Porto de Sines: PSA ainda quer investir mais 100 milhões no Terminal XXI

A PSA Sines, que detém o Terminal XXI, investiu cerca de 40 milhões de euros em 2015 no aumento da capacidade do terminal, passando de 1,7 milhões de TEU's para 2,5. Porém, não se quer ficar por aqui e há planos para mais investimentos, na ordem dos 100 milhões de euros.

Para já, não há planos para estes novos investimentos nem tão pouco acordo ou negociação com o governo. O que há é a plena convicção de que Sines continua a crescer e que mesmo após a expansão de 2015 a capacidade oferecida vai revelar-se pouca se continuar a registar o crescimento que se tem assistido. E, assim, a intenção da PSA é a de não ficar por aqui. No futuro, o investimento deverá passar por alargar o cais que recebe os porta-contentores para os 1.150 metros, num investimento de cerca de 100 milhões de euros.

A negociação para tal investimento terá sempre que ter uma contrapartida para a PSA, no caso o alargamento da concessão que termina em 2029. O investimento avultado que se prevê precisará de anos para ser recuperado e só assim a PSA deverá avançar. Isto depois de no ano passado ter aplicado 40 milhões no Terminal XXI sem que tenha sido revista a duração da concessão.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA