LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO DE AVEIRO RETIRA DA ESTRADA 50 CAMIÕES POR DIA
LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO DE AVEIRO RETIRA DA ESTRADA 50 CAMIÕES POR DIA

A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, recentemente eletrificada, permitiu já retirar da estrada 50 camiões por dia, estima a administração portuária, revelando que a ferrovia transportou 20% do somatório das exportações do Porto, no primeiro semestre, num total de 159 mil toneladas.

Na primeira metade de 2016 o Porto de Aveiro recebeu 217 comboios, o que perfaz 36 comboios por mês e nove semanais, com um total de 3.042 vagões com carga.

Tirando partido do investimento da Administração do Porto de Aveiro na eletrificação do ramal ferroviário, concluído em 2015, a CP Carga iniciou no primeiro semestre operações com tração elétrica.

Segundo estimativas da Administração do Porto de Aveiro, a mudança para locomotivas elétricas viabilizou a redução do número de camiões a circular na estrada em perto de 5.900 veículos (50 veículos/dia) e uma redução de cerca de 90% de co2, tendo em conta o padrão de veículo normalmente utilizado para o trânsito do tipo de mercadoria em causa.

O Ramal do Porto de Aveiro, também conhecido como Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro ou Linha do Porto de Aveiro, é um ramal ferroviário que une a Plataforma Multimodal de Cacia, na Linha do Norte, ao Porto de Aveiro, em Portugal, numa extensão total de aproximadamente nove quilómetros e foi inaugurado em 2010.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA