Portos de Portugal marcam presença na maior feira de cruzeiros do mundo, em Fort Lauderdale
Portos de Portugal marcam presença na maior feira de cruzeiros do mundo, em Fort Lauderdale
Na maior feira de cruzeiros a nível internacional, a Seatrade Cruise Global, que decorre entre os dias 14 e 17 de Março, em Fort Lauderdale, Flórida, a presença dos portos lusos dos Açores, Leixões, Lisboa, Madeira, Portimão e de Setúbal é uma realidade. O porto de Setúbal estreia-se no stand de Portugal neste evento, trabalhando na elaboração da oferta portuária e turística, para, dentro de pouco tempo, receber os primeiros navios.

O evento aglomera o 'trade' do sector de cruzeiros e conta com cerca de 800 expositores provenientes de 93 países e mais 11 mil visitantes profissionais. A presença portuguesa, apresentada no stand de Portugal com 56m2, faz parte de uma estratégia de promoção interligada e conjunta dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal contribuindo para o incremento da promoção da qualidade portuguesa no que toca aos destino de cruzeiros.

Recorde-se que em 2015 passaram pelos portos portugueses 1 328 320 passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando, assim, os 1 153 417 turistas que visitaram Portugal por navio de cruzeiro em 2014, o que corresponde a um crescimento de 15%, e para o qual contribuíram todos os destinos. Este número traduz os passageiros recebidos em Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Cascais, Lisboa, Portimão, Porto Santo, Açores e Funchal, tendo este último porto liderado a nível nacional com um total 578 492 passageiros.

À semelhança do ocorrido nos passageiros, verificou-se, também, um crescimento de 11% do número total de escalas de navios de cruzeiro, e o maior número de sempre - 893 contra as 807 contabilizadas em 2014. O porto do Funchal, com 308, foi o que registou o maior número de escalas. Os portos nacionais congratulam-se, assim, pela excelência destes resultados que demonstram o forte empenho que têm colocado na promoção conjunta de Portugal enquanto destino de cruzeiros. Para 2016, e caso as previsões se confirmem, a atividade de cruzeiros nos portos nacionais registará novos recordes, com crescimentos quer ao nível dos passageiros quer em termos de escalas.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA